Abraham Palatnik

Artista plástico brasileiro, pioneiro em arte cinética no Brasil. Suas obras contêm instalações elétricas que criam movimentos e jogos de luzes.

Mudou-se aos quatro anos de idade para a região onde hoje é Israel. Em Tel Aviv, durante sua adolescência, estudou física e mecânica numa escola técnica, especializando-se em motores de explosão.

Começou seus estudos artísticos no ateliê do pintor Haaron Avni. A partir de 1943 começou a ter aulas de pintura, desenho e estética no Instituto Municipal de Arte de Tel Aviv, onde permaneceu até 1947.
Retornou ao Brasil aos 20 anos, indo morar no Rio de Janeiro. Junto dos artistas Ivan Serpa, Lygia Clark, Franz Weissman, Ferreira Gullar e outros, formou o Grupo Frente.

Ao lado do irmão, abriu em 1954 a loja Arte Moderna e Decorativa “Arteviva” Ltda., onde produzia e vendia os móveis de sua criação. Produziu móveis em madeira e ferro muitas vezes com chapas de vidro decoradas com suas pinturas.

Suas obras estão nas coleções de museus como o de Arte Moderna de Nova York (MoMA) e de Arte Moderna de São Paulo (MAM).
Morreu aos 92 anos, no Rio de Janeiro.

acervo