Nascido em 1936, e graduado em Arquitetura pela Universidade Mackenzie, em São Paulo. Ainda muito jovem, apenas egresso da faculdade, precisou assumir, juntamente com seus irmãos, a empresa de móveis do pai, a Lafer. Em razão disso, sua paixão pela arquitetura não pôde ser exercida na totalidade. Alguns exemplos de seu trabalho como arquiteto incluem casas projetadas para amigos pessoais, desenhos de mobiliário urbano e de componentes arquitetônicos.
Em 1961, lançou a poltrona MP-1. De perfil esbelto, seu estofamento eliminou radicalmente as tradicionais molas de aço usadas até então, pois utilizava apenas uma lâmina de espuma de poliuretano apoiada em cintas de borracha. A estrutura aparente que suportava os apoios de braço e os pés, era também esbelta porém robusta, pois utilizava perfis metálicos associados à madeira.
O trabalho de Percival Lafer como desenhista industrial marcou o segmento moveleiro no Brasil de forma indelével. Desde seu primeiro projeto, seu trabalho foi sempre marcado pela ousadia e pela originalidade. Para ele, cada projeto deveria refletir o estado da arte aplicado a idéias inovadoras. Assim, através de seu modo de interpretar um design contemporâneo, surgiram projetos originais, muitos deles protegidos por patentes. Essa prática o levou a criar a sigla MP, (de Móveis Patenteados), que passou a integrar o logotipo da empresa. Surgia a marca MP Lafer.